Um museu para se pensar no futuro
Há muito o Rio de Janeiro tem o epíteto de Capital Cultural do Brasil, também deveras, com inúmeros museus e centros de exposição, a capital carioca oferece ao visitante uma variedade de roteiros culturais. O mais recente deste plantel de casas de cultura é Museu do Amanhã, um museu de ciência, ou prédio futurístico que faz parte das obras de revitalização da zona portuária do Rio para as olimpíadas.
Dentro do Museu do amanhã, além de investigarmos os vestígios do passado, são feitas projeções para a nossa vida futura, ou possíveis cenários, programas que dão o nome ao local. Com uma série de exposições e ambientes, o visitante pode percorrer diversas eras da formação da Terra, além de poder jogar um game que simula nossa vida no futuro, que faz do mesmo um excelente roteiro pedagógico.
Mas antes de mais nada, o que chama de cara a atenção no lugar é sua arquitetura. A obra do arquiteto Santiago Calatrava lembra uma nau futurística, ou nave de ficção, suas linhas se harmonizam bem com ambiente e completa o espaço para recreação, transformando o porto em uma das áreas mais belas do Rio atual, além de ser um belo exemplo de sustentabilidade, uma tendência nos museus modernos (aliás, como o nome indica, ele não poderia fugir a regra).
Inaugurado em novembro de 2015, o Museu do Amanhã tem tudo para se tornar uma das grandes atrações da cidade que já maravilhosa por natureza.


