Uma longa história
O Museu de Reproduções de Bilbao tem uma longa história. Desde o ano de 1957 localizou-se nas instalações da Rua Conde Mirasol, e aí permaneceram as suas obras por um longo tempo. O valor das cópias deste museu é que se tratam em grande parte de primeiras cópias, ou seja, foram encomendadas reproduções de Museus do Vaticano, o Louvre, o Britânico...
Este museu também viu passar pelos seus espaços inúmeros alunos das faculdades de Belas Artes e Arquitectura, tentando, por vezes sem sucesso, melhorar as suas habilidades para o desenho, da mão do recém-homenageado Manuel Balsa, "O Russo". No entanto, o museu permaneceu fechado por quase dez anos, devido à deterioração das instalações, e enquanto se aguardava a transferência das obras para um local com melhores condições. Este local é a antiga Igreja Coração de Maria, localizado muito perto da antigo sede, e destinado a dinamizar, mais que a reter os fundos do museu.
A restauração da Igreja num mau estado de conservação, tem-se revelado particularmente acertada já que o espaço de exposições resulta muito atractivo. Não é um museu normal, e oferece a oportunidade de se ver obras que estão noutros museus e por um momento, esquecemos mesmo que se trata de uma cópia.


