Aquela típica cidadezinha com nada e tudo ao mesmo tempo.
"A cidade, em si, se resume em uma rua. O paraíso fica todo ao seu redor."
Essa foi a primeira descrição que ouvi quando perguntei sobre Urubici e, de fato, é a típica cidadezinha serrana perfeita para eco-turismo sem muitas coisas pra fazer mas onde a Mãe Natureza decidiu depositar toda sua generosidade.
Urubici é o local onde a maioria dos viajantes se hospedam enquanto viajam de carro pela região ou optam por trilhas incríveis de todos os níveis ou longos passeios a cavalo. O clima por lá oscila muito, que na minha opinião dá todo o charme da região, mas é importante ir com um pouco de preparo e disposição para toda essa instabilidade climática.
O local é de bater o queixo, como todos os ponto de altitude alta, esta é região brasileira mais fria e permite várias atividades de inverno. Este ponto da serra de Santa Catarina já registrou 18 °C negativos, sendo a temperatura mais baixa do Brasil, e quando neva cria um bonito contraste com os tons verdes das araucárias.
É uma pena que essas estradas não tenham acostamento, porque a vontade de parar o carro a cada centena de metros para um novo registro era quase irresistível. E como se não bastasse tanta riqueza natural, vale a pena investir em qualquer refeição tradicional que tiver ao seu alcance... foi lá que eu comi um dos melhores cafés da manhã de toda minha vida, no hostel/pousada onde fiquei - tudo tão fresco e natural que até a manteiga era feita alí mesmo. A terra do pinhão, como essa região ganha fama, faz cada paradinha de estrada ser uma delícia gastronômica além de um prazer enorme para os olhos, e isso sem falar nos excelentes vinhos também produzidos alí.
![](https://images.mnstatic.com/bd/04/bd04c8194b1733d2e02aeadcd0c3f11a.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)
![](https://images.mnstatic.com/4a/7f/4a7f4e2b5678ed5324aae99435e6c84d.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)