Simbologia da entrada dos imigrantes na cidade
A cidade de Lages que fica na serra catarinense é muito rica em detalhes e seus personagens foram muito importantes para a colonização e formação dessa grande cidade. Personagens esses representados por tropeiros vindos do sudeste do Brasil, pelos imigrantes italianos, portugueses e alemães e por Correia Pinto que por sinal também tem um monumento em sua homenagem na Praça da Bandeira.
Outro monumento que retrata exatamente uma família de imigrantes entrando na cidade é o Monumento aos Imigrantes que fica na Avenida Dom Pedro II. Ao longo dos seus doze metros de comprimento a estátua feita em concreto e metais tem a tarefa de expressar os esforço de uma família sobre uma carroça puxada por dois grandes bois e com olhares esperançosos nas terras que estão acabando de adentrar e que esperam prosperar.
A estátua foi desenvolvida pelo escultor José Batista e inaugurada em 24 de Maio de 2002 e fica ao lado de uma rótula que divide a avenida com outra que leva à estação ferroviária da cidade. Acredito ser de muita importância a visitação e a contemplação de obras como essas para aprender e dar mais valor às histórias que existem por trás de cada uma delas e o valor que elas têm para a sua comunidade.


