Ao iniciador desta terra
Uma característica em comum de toda cidade são as formas em que elas retratam sua história de formação e homenagens à figuras históricas e que serviram como ferramentas importantes para o progresso regional desde a sua fundação.
Em Pelotas, cidade ao sul do estado do Rio Grande do Sul não é diferente e em diversos pontos da cidade monumentos retratam a importância de pessoas e locais simbólicos. Um desses monumento está situado na Praça 1º de Maio em uma região bem movimentada da cidade e é impossível passar por ali e não perceber esta enorme homenagem.
Trata-se da figura de um trabalhador do campo com um machado na mão e com o pé sobre um tronco de árvore olhando para o horizonte e passando uma mensagem de sonhador e que todos os seus esforços vão compensar para um dia essa terra progredir. E com certeza progrediu, hoje é Pelotas.
Essa estátua fica sobre uma base grande de concreto e numa bifurcação da praça onde o deixa em grande evidência. Ela é datada de 1958 e curiosamente teve um modelo como inspiração dessa figura humana, esse modelo foi Almiro Buss, que naquela época era o sub-prefeito distrital e mais adiante um dos vereadores da cidade.


