Uma vista surpreendente
Fundada a partir de uma fazenda administrada por religiosos, São José do Imbassahi era um pacato povoado que deu origem a Vila de Santa Maria de Maricá, ou simplesmente Maricá. Desde cedo, as belezas locais encantaram visitantes que se instalaram na região.
A passagem no local era complicada, principalmente a travessia dos morros que circundavam a região, pense no trajeto feito a pé ou com animais. Os acidentes geográficos ficariam conhecidos como Serra da Tiririca, pois as encostas eram cheias do mato cortante que complicava ainda mais a subida dos animais e tropas, a tiririca.
A vista que os colonizadores e antigos moradores tinham pode ser imaginada no Mirante de Itaipuçu, em certo ponto no alto da Serra da Tiririca. Sou suspeito para falar, já que gosto de lugares altos e mirantes, que me dão uma sensação de liberdade, mas a vista do Mirante de Itaipuaçu é incrível.
De lá pode-se vislumbrar Maricá e as encostas verdes do parque criado para proteger as belezas naturais. Também conhecido como Mirante da Serrinha, o lugar fica bem na divisa entre Maricá e Niterói e além de local de contemplação demarca o início da famosa trilha para a Pedra do Elefante. O estacionamento no lugar é pequeno e como é disputado por frequentadores da trilha, pode ser difícil encontrar vaga.


