Observando Visconde de Mauá do Alto da Serra
Visconde de Mauá é um dos mais belos recantos do Rio de Janeiro que com seus atrativos variados e contato direto com a natureza, colocaram a localidade do interior fluminense na rota do ecoturismo (segundo alguns, a região guarda mais de cem cachoeiras).
A beleza do local pode ser sentida antes mesmo de chegarmos a bucólica vila. Percorrendo uma das Estradas Parque da região, podemos observar a riqueza natural do lugar, cheio de verde e vida. Por falar nisto, a sinuosa Estrada Parque Capelinha-Mauá (um trecho da RJ 163 reformulado para favorecer a preservação da fauna e flora local) oferece uma das melhores vistas das regiões do entorno, também pudera, já que a rodovia está na borda de e dentro de áreas de preservação como o Parque Nacional do Itatiaia, a Área de Preservação Ambiental Serrinha do Alambari e Parque Estadual da Serra da Pedra Selada.
O visual da região é tão impressionante que foram instalados alguns mirantes na região, para se contemplar a natureza e até mesmo a prática de esportes radicais. Antes de chegar a Vila de Visconde de Mauá, você não deve portanto, deixar de visitar o último ponto de observação da Estrada Parque, o Mirante da Paz, que fica em uma curva na última descida para se chegar a pitoresca e acolhedora vila, um dos pontos mais altos da região (1300 metros). Com uma vista do vale de Mauá, de lá podemos vislumbrar o Parque Estadual da Serra da Pedra Selada e a muralha da Serra da Mantiqueira.


