Ver como trabalham os operários
Na cidade mineira de Potosí existe a possibilidade de entrar na mina e ver como trabalham os operários, sem luz, com pouco oxigénio e em condições extremas.
A visita pode ser reservada através de uma agência de viagens e custa 35 bolivianos para a manhã mas tens que comprar alguma coisa para oferecer aos mineiros, como por exemplo folhas de coca, que eles mastigam para não sentirem frio, altura e o cansaço, cigarros, fósforos... Pagarás mais 5 bolivianos.
A entrada nas minas é feita com um comboio de pequenas dimensões que se desloca sobre um carril estreito. Para aguentar, alguns mineiros bebem um álcool com 96 graus!
Durante 300 anos, Potosí foi um grande provedor para os ricos colonos espanhóis, servindo para pagar as dívidas das guerras. As moedas eram fabricadas na cidade e posteriormente eram enviadas para a Europa. Nessa época, os espanhóis tinham como operários índios aymara e escravos negros que tinham trazido de África, e que ficavam dentro da mina 3,4 ou 6 meses sem sair! Muitos dos africanos morreram por não aguentarem a altura.