Um mercado diferente
Durante muito tempo, a região de Maricá atraiu nativos, que pela exuberância e diversidade local fizeram da região de lagoas, charcos e serras sua casa. As características geográficas da localidade, retardaram uma ocupação efetiva, o que favoreceu a preservação do lugar, que encantou com suas belezas nada menos que Charles Darwin, o pai da teoria da evolução.
No século XIX, a região, após a passagem de naturalistas começaria a ser ocupada de forma mais regular, formando a história de uma localidade que se destaca por suas belezas e praias. Assim sendo, a região de Maricá formou uma sociedade e cultura próprias dentro do estado fluminense. Uma forma de conhecer a história e cultura local é através das suas formas de expressão, das quais as artes são um exemplo.
No centro de Maricá existe um espaço voltado para o artesanato e arte local, que além de contar um pouco da história da cidade, apresenta um pouco da sua cultura com a arte da localidade. Existem os produtos básicos do artesanato local e algumas imagens sacras, que ficam a venda no Mercado das Artes. Recém-criado, o espaço serve também a programações e eventos, que utilizam o espaço do local.
O Mercado das Artes é, portanto, uma das atrações de Maricá e fica no centro histórico da cidade, em frente a Casa de Cultura, na Praça Orlando De Barros Pimentel. Vale a pena conhecer o lugar quando for visitar Maricá, já que o mesmo oferece mostras da cultura local.


