Leo Araújo
O marco histórico de uma antiga aldeia
Quando foi criada na passagem do século XVI para o XVII, a freguesia de São Pedro da Aldeia foi antes de tudo um considerável aldeamento (originado de nativos que vieram de outra missão jesuítica, da cidade de Anchieta).
O local tinha como objetivo ser um posto de vigia para a área que sempre foi visitada por estrangeiros ávidos por uma porção do grande território português. Nada melhor então que colocar a responsabilidade da defesa nas mãos dos “soldados de Cristo” (como era chamada a ordem dos jesuítas). Como podemos observar pelo Conjunto Arquitetônico da Igreja dos Jesuítas, o aldeamento tinha uma função de ponto de defesa.
O tempo se passou e a história, assim como marcos permaneceram na cidade, que teve diversos momentos (aldeia, paróquia, vila e comarca). Todos estes foram demarcados e um monumento cívico que foi instalado na Praça Doutor Plínio de Assis Tavares, ou Praça do Canhão. No formato de um obelisco, o Marco Histórico de São Pedro da Aldeia tem as quatro datas principais da cidade.
Como um memorial de São Pedro da Aldeia, o obelisco, ou marco histórico, é um importante patrimônio histórico (tanto que foi tombado pelo IPHAN) a poucos metros de importantes atrações da cidade, como o conjunto de casario e principais praças.
Ler mais



+3