Uma preciosidade para os amantes de ferrovias
Ainda no início do século XIX, diversas famílias açorianas resolveram fazer da região de Viana seu novo lar. A cultura lusitana, desde então marcou a região que fica entre as rotas das Montanhas e da Imigração, na Grande Vitória. Mas a idílica cidade ficaria marcada nas passagens dos séculos XIX/XX, quando foi entrecortada pela Estrada de Ferro Leopoldina, recebendo a primeira estação ferroviária da região.
Esta estrada de ferro, circulou durante muito tempo levando pessoas e bens entre as províncias do Rio de Janeiro e Espírito Santo, principalmente entre os séculos XIX/XX. Daquela época, poucas coisas restaram e além da bela estação, a cidade de Viana expõe alegremente uma peça, denominada Locomotiva a Vapor 62, que foi construída em 1917 na Filadélfia, Estados Unidos.
Uma preciosidade para os amantes de ferrovias, a Locomotiva 62 fica exposta antes da Estação de Viana e foi restaurada para se tornar um dos símbolos locais. A peça é histórica, pois serviu aos combatentes aliados da primeira guerra mundial, foi comprada por um fazendeiro que a trouxe para o Brasil.
No início do século XXI, um colecionador comprou a locomotiva, a restaurou para deixar exposta na cidade Viana. Uma tração turística interessante, ela é ainda mais significativa para amantes da ferrovia como eu.


