Companhia sediada na ilha de Nantes
Les Machines de L’Île, são uma companhia sediada na ilha de Nantes, num antigo estaleiro naval cedido pela câmara que, com uma visão a longo prazo, apostou na cultura como uma forma de transformação quase diária da cidade.
O grupo recupera todo um imaginário da construção de barcos e máquinas, muito ao estilo do imaginário de Júlio Verne, fazendo-o sobretudo com elementos da natureza, como o Grand Elephant – um animal com 50 toneladas onde podem viajar até 50 pessoas, ou Mondes Marins – um carrosel onde será possível, em 2010, viajar-se ao fundo do mar, ou ainda L’Arbre aux Hérons, uma árvore em metal e madeira, com 48 metros de diâmetro e 28 metros de altura, onde as pessoas vão poder caminhar 1km, em 2012!
A visita a este local merece uma viagem propositada a Nantes. Todos os visitantes poderão ver a evolução dos trabalhos, pois os estaleiros estão abertos ao público, pode manipular as máquinas que constroem, percorrer uma exposição de fotografias, maquetas e protótipos, onde se explica cada uma das suas construções e fases.