Contra os inimigos
Eram tempos difíceis, cheios de incertezas e perigos; por um lado, os turcos tinham a intenção de assumir o controle do mundo conhecido, expandir seu império e dar glória a Alá e ao Sultão. E por outro lado, aumentava a frequência dos ataques de piratas e corsários no Mediterrâneo.
Um desses religiosos de linhagem militar, o arcebispo Pere de Cardona, decidiu construir uma torre de onde você poderia ver a chegada dos invasores, e ao mesmo tempo defender a antiga Salauris da fome e da sede de riquezas dos piratas e dos turcos.
Foi construída uma torre quadrada de dez metros de largura, na qual foi adicionada posteriormente várias dependências anexas, transformando-a em um pequeno castelo, uma fortificação que, mesmo não sendo imponente, servia perfeitamente para a função a ser cumprida.
Para ficar registrado o nome do benfeitor que protegeu a torre costeira desde que Jaime I saiu para conquistar Mallorca, mandou incluírem na fachada da torre o seu escudo heráldico.
Ao longo dos séculos o perigo passou, e o pequeno castelo tornou-se residência. Hoje em dia é um centro cultural que abriga uma das amostras mais delicadas da arte do esmalte. Em seu conjunto há um parque urbano encantador, cuidado com delicadeza e dedicação, que reforça ainda mais o valor e a impressionante beleza da torre.


