luisfernando
A produção de um vinho especial.
Esta loja-museu da Casa de Vinhos Húngaros está localizada no bairro do Castelo de Budapeste, a poucos metros da igreja de São Matias.
No labirinto de corredores que a compõem pode-se ver prontos para vender mais de 80 tipos de vinhos que podem ser degustados livremente.
O mais notável, por ser o mais famoso, é o vinho Tokaji Aszu, ideal para aperitivo ou sobremesa.
A produção deste vinho consiste em dois processos, que em última análise produzem a bebida. Em primeiro lugar são escolhidas uvas afetadas por Botrytis cinerea (fungo que produz a chamada brotytis rot), que são os grãos conhecidos como aszú.
As outras uvas, ou seja, aquelas que não tiveram a doença, são colhidas e prensadas para fazer o vinho base. Uma vez feito este processo, é adicionado ao extrato dos grãos de aszú, conhecido pelo nome de "puttonyos", na medida em que para cada barril de vinho de base irá adicionar-se um cesto contendo 20 litros de extrato de aszú, o qual, quanto mais puttonyos tiver, mais doce e mais caro será. Em algumas garrafas vem especificado quantos puttonyos tem. Cuidado com isto porque o preço pode variar bastante de uma para outra.
Ler mais