paulinette
Cemitério Joal
Fadiouth é a ilha das conchas, na costa senegalense ao sul de Dakar. Se vem desde a aldeia de Joal, em ônibus e, em seguida, a pé. É uma ilha plana literalmente coberta de conchas, até nos passeios do cemitério, que está um pouco à parte do resto da aldeia, em um pequeno morro de aproximadamente 10 metros. Os pescadores jogam regularmente mais conchas nas estradas, para que não se tornem areia.
Passamos algum tempo olhando os túmulos, os nomes das pessoas lembram a colonização francesa da região e a Evangelização dos Povos, Nicolas Diouf, Marie Dieye, enquanto o Senegal tem mais de 90% de muçulmanos, aqui são católicos. Os túmulos têm uma cruz branca com os devidos nomes.
O cemitério abriga mais que tudo, aos marinheiros que morreram no mar. Está ligado à vila por uma ponte de madeira, uma outra ponte que vai da ilha de Fadiouth a terra, e mede 700 metros de comprimento. É bastante baixa, porque a maré não sobe muito. Quando baixa o mar, se vê as ostras que crescem no mangue, pegadas às raízes das árvores.
Ler mais
+6