Leo Araújo
Um jardim miniatura de obras clássicas
Até o século XIX, uma forma da nobreza mostrar seu poder e prestígio era através de suas casas e uma casa de nobre não era considerada como tal se não tivesse um jardim á altura. O dono do palacete no qual funciona o Museu da República, o Palácio das Águias, Antônio Clemente conhecido como Barão de Nova Friburgo, fez fortunas com o café e construiu uma mansão no Catete, perto do centro da capital do Império.
O jardim parece em muito com alguns já existentes, emulando ou parecendo com a Quinta Real, local onde hoje está a Quinta da Boa Vista. Lugar de descanso para muitos que trabalham e passam pelos arredores, os Jardins do Palácio do Catete são de extrema beleza, trazendo uma atmosfera verde e de frescor em meio a bela cidade.
O espaço verde tem uma diversidade plantas, algumas exóticas, que atraem alguns animais que reforçam a aura mítica do lugar (ou como esse deveria ser representado) com suas estátuas icônicas. O horto ainda lembra o famoso corredor do Jardim Botânico com diversas palmeiras. Como uma extensão do palácio, ou uma atração a parte, os jardins sempre fornecem um excelente roteiro, seja em qualquer parte do ano e qualquer finalidade.
Ler mais



+5