Um verdadeiro patrimônio artístico á céu aberto
Exposta ao ar livre no Largo do Machado, a estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição pode ser considerada um dos muitos patrimônios históricos da cidade carioca.
Quem passa pelo Largo do Machado pode não percebê-la, aliás, seu tombamento também demorou, sendo feito apenas no início do século XXI, mas a obra que compõe o chafariz da praça tem uma beleza e execução fantástica. Executada pelo escultor Antônio Canova (um artista italiano no neoclássico, que viveu entre os séculos XVIII e XIX), que estava no Palácio São Joaquim residência eclesiástica no Rio.
Reza a lenda que a transposição da imagem para o local onde está foi um verdadeiro milagre para época. Feita de mármore, a escultura representa a Virgem sobre o globo, esmagando a serpente símbolo do pecado, como a remissão dos pecados da humanidade com o nascimento do Messias, que a Virgem gerou.
Hoje, como ponto central do Largo do Machado, a escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição está de braços abertos para quem chega no local, centralizada por um belo chafariz. Com seus causos e monumentos, a escultura é mais uma das provas que a Cidade Maravilhosa é sim, um museu a céu aberto.
![](https://images.mnstatic.com/f4/54/f454d2b48051d7141293927218260a5e.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)