Leo Araújo
Uma das igrejas protestantes mais antigas do Vale do Café
Durante o auge da produção do café, Valença, como a “Princesinha da Serra”, atraiu diversas pessoas. Mas um grupo, assim como diversos trabalhadores, dentre estes o de mão de obra escrava, se destacou na história da região, os imigrantes europeus.
Durante o Império, o padroado junto ao catolicismo impediam a construção de templos não-católicos no Brasil, mas com a chegada da República, muitos europeus e seus descendentes começarão a construir seus locais de culto. Apesar de bem antiga no Brasil, a profissão de fé protestante só irá se radicar na região de Valença no início do século XX.
Em 1907 foi fundada a Igreja que daria origem ao belo templo construído na cidade que se orgulha de ter umas das arquiteturas mais atraentes da região do Vale do Café. Construído na década de 1920, o templo presbiteriano é um dos mais antigos do Brasil, que conta com alguns templos espalhados pelo Brasil.
Erguido no estilo neogótico, como de costume da denominação, o templo faz parte da história da cidade, pois os presbiterianos foram bem ativos na comunidade, oferecendo educação a população. Tombado como patrimônio da cidade, o local conta com adereços e pintura ainda originais, quando os materiais era bem incomuns se comparados aos utilizados atualmente. Por estes e outros motivos, o templo presbiteriano de Valença vale uma visita.
Ler mais



+2