Leo Araújo
Uma das primeiras igrejas do Vale do Paraíba
Nos últimos meses tenho visitado a cidade de Barra Mansa que é um dos muitos municípios históricos do Rio de Janeiro do Vale do Café. No centro sul do estado, o mesmo é bem conhecido por suas fazendas já que está colado as históricas cidades paulistas do café. Uma das primeiras igrejas da região é a Matriz de São Sebastião que foi erguida no local onde no início do século XIX existia uma pequena capela em homenagem ao santo.
Quando o desbravador do café no Vale do Paraíba chegou à região em meados do mesmo século, o Barão de Aiuruoca, foi iniciada a construção do templo que deu origem ao atual.
A obra só foi finalizada em 1859 com direito a um cemitério (um costume bem popular na época) que foi demolido com crescimento urbano da era do café, no final do século XIX. A Igreja Matriz passou por várias mudanças ate a década e 1930, porém muitas das obras não permaneceram de pé. Mesmo assim, no coração de Barra Mansa, o templo merece uma visita por conta de sua rica história e lembranças que levam o visitante a viajar no tempo.
Ler mais



+2