Quando o Stradone Farnese foi...
Quando o Stradone Farnese foi construído, o convento e a igreja dos Franciscanos Amadei já existiam. Tinham sido edificados em estilo tardo-gótico por volta de 1470. Em 1599 toda a estrutura foi transferida aos frades capuchinhos e foi naquela circunstância que a igreja assumiu a atual denominação. Na realidade a igreja é dedicada a Santa Rita de Cássia, cuja comemoração acontece em 22 de Maio. Nesta data o Stradone Farnese pára. Todos os carros, motos e bicicletas que passam pela avenida aproveitam para receber a bênção com água santa que os padres fazem questão de distribuir. Com uma pequena contribuição voluntária, ganha-se um pequeno galhardete com uma imagem da santa. É difícil encontrar um automóvel de Piacenza sem o galhardete da santa, ainda que parte dos motoristas não o pendurem no espelho retrovisor, mas o deixem em uma parte menos visível do carro.
A igreja sofreu diversas reestruturações a partir do século XVI. A atual estrutura, caracterizada de linhas sóbrias e essenciais em que sobressaem elásticas arcadas é, em parte, fruto de repetidas intervenções de restauração concentrados nos períodos de 1945 a 1952 e 1970 a 1971.
Das muitas obras ao interno da igreja, se destaca um quadro do pintor Giovanni Francesco Barbieri (1591-1666), conhecido como Guercino, um dos maiores expoentes seiscentismo de Bolonha. O quadro retrata São Francisco Estigmatizado, um tema muito popular à época e que foi tratado diversas vezes pelo atelier do pintor, que não se absteve de fazer algumas réplicas. A obra, em mau estado de conservação, foi restaurada em 1985 pela Superintendência para os Bens Artísticos e Históricos italiana.


