Uma Igreja...infinitas histórias
Esta igreja de Santa Rita, município de Estrêla do Sul foi uma referência importante na minha infância e início da adolescência.
Desde criança, minha mãe levava eu e meus seis irmãos para participarmos das missas aos domingos e em outros dias também. Lembro-me que eu, minhas irmãs menores e primas éramos bem atuantes nas leituras, cânticos e outras atividades, como venda de rifas para realização de eventos, etc.
Em dias de homenagens, eu fazia questão de participar, especialmente, no Dia dos Pais e das Mães; eu achava tudo aquilo o máximo - poder homenagear meus pais! Minha mãe sempre chorava e eu sabia que era de emoção, pois éramos muito simples, sem recursos materiais; porém, o amor transbordava. Naquela época eu não entendia ainda, que este era nosso maior tesouro - o amor em família, e aquele momento era único, singular - quando eu podia externar meu amor pelos meus pais.
Ali na igreja era onde tudo acontecia: era nosso espaço religioso e de laser ao mesmo tempo - havia um Salão de Festas bem simples abaixo da igreja onde faziam-se as festas(Festa de Reis e outras) e bailes, na maioria das vezes, patrocinados por um senhor chamado Orestes.
Como eu sempre gostava de dançar e apreciava muito aquele espaço fui aprendendo e aprimorando a dança do forró e discoteca ao som do Play- músico que fazia os bailes na cidade, na época; isto, acompanhados pelos meus pais .
Ás vezes, bandas conhecidas faziam show ali também; era tudo muito animado! Mas, o que eu e minhas irmãs mais gostávamos, era de escorregar junto com outras crianças nos escorregadores que havia(e ainda há) nas partes laterais da igreja. Brincávamos no coreto que há até hoje próximo a igreja. Muitos de meus namoricos de pré-adolescentes e de minhas irmãs também, vivenciamos naquele coreto.
Muitas proezas de menina também fiz ali, como subir e tocar o sino sem autorização, beliscar as pernas de uma senhora que eram cheias de varizes e outras. Foi um tempo bom e que ficou guardado em minha memória de longo prazo, fazendo parte de minha história que levarei comigo e eternizo aqui, nestas poucas palavras. Bons tempos aqueles!


