Allan Robert P. J.
O templo e o convento anexo, entre os...
O templo e o convento anexo, entre os mais expressivos exemplos da arquitetura da Ordem dos Mendicantes, devem a sua construção aos Dominicanos que chegaram a Piacenza em 1219 através do frade Bonvino, discípulo de S. Domenico, que edificaram uma fábrica em uma área próxima à igreja dos templários de S. Maria al Tempio. Inicialmente foi chamada de igreja de S. Giovanni (são João), viria depois ser conhecida como S. Giovanni in canale, para lembrar o canal que alimentava os hortos e diversos terrenos nas imediações.
Os dominicanos foram expulsos por volta de 1800 e muitas desventuras influenciaram negativamente na estrutura da igreja, que retomou o antigo brilho das linhas góticas em restaurações na primeira metade de 1900.
As obras de arte são realmente muitas, entre pinturas, baixos-relevos e afrescos. Muitos cidadãos com posses ajudaram na ornamentação da igreja, mas as ordens eclesiásticas – como a Madonna del Rosario – também contribuíram para o acervo que hoje abriga a igreja.
Saindo pela sacristia é possível chegar ao jardim interno do antigo convento dos dominicanos, parcialmente em ruínas e vetado à visitação pública. Templo reivindicado pelos temperares e por outras ordens, a Igreja da São João no Canal guarda muitos segredos. É preciso tempo e paciência para desvendá-los.
Ler mais



+10