Rodrigo de Paula
Demonstração de fé pelos imigrantes italianos
Ao final de um passeio em uma das rotas mais importantes da história de Caxias do Sul, onde os imigrantes italianos começaram a colonizar essas terras que hoje se tornou a segunda maior cidade do estado, me deparo com uma pequena igreja feita totalmente de pedra.
O nome dela é Igreja de Pedra Sacro Cuore di Gesú e Maria.
É uma simpática igrejinha que fica a poucos metros das margens da BR-116 perto do Distrito de Galópolis. Ela como tantas outras que ficam na região rural de Caxias, possuem seus cemitérios próprios ao seu lado ou atrás como é o caso dessa daqui. Quando alguém da comunidade de italianos precisava ser velado e posteriormente enterrado, era feitas essas cerimônias em um só lugar.
A igreja fica ao lado de duas pequenas vinícolas de famílias diferentes e em frente a um lindo vale com plantações de uvas, árvores frutíferas e um vale lindo para se observar. A terceira légua é um dos tantos outros lugares em Caxias do Sul que retrata muitas histórias sobre suas origens e em cada um desses lugares foram erguidas pequenas igrejas para que as comunidades tivessem seus locais de fé e religião e trouxeram consigo seus hábitos e culturas italianas.
Ler mais



+7