patiki
Head-Smashed-In Buffalo Jump
O lugar do Precipício dos bisontes, está a 18 km a noroeste de Fort Macleod, na província de Alberta, no Canadá. Seu nome vem do curioso uso que foi dado a ele ha mais de 5500 anos, os povos nativos que habitavam os prados nos arredores, usavam este precipício para caçar bisões, os levava até alí e os forçavam a saltarem do penhasco ao vale abaixo, uma queda que, por sua altura entre 10 e 18 metros, lhes provocava graves ferimentos ou a morte e eram levados para o acampamento mais próximo para serem consumidos pelos moradores. Como esperado, há uma enorme depósito de ossos e objetos de pedra ao pé do penhasco, que formou uma camada, que ao longo dos anos atingiu uma espessura de cerca de 10 metros.
O local foi abandonado por volta do século XIX, ao entrar em contato com os europeus e foi nos anos 30, que começaram as escavações do Museu Americano de História Natural e, posteriormente, foi adicionado à lista de lugares que são considerados bens da humanidade.
Também há um Centro de Interpretação de Head-Smashed, que foi construído em uma antiga falésia, para está integrado ao lugar, se divide em 5 níveis, a ecologia, a mitologia, o estilo de vida, a tecnologia e uma seção com exposições e workshops relacionados com as diferentes atividades e facetas das populações indígenas. Além disso, o local abriga uma série de festivais e eventos indígenas que são internacionalmente reconhecidos.
Ler mais