La piazza del mercato o Kauppatori è dominata dal simbolo della città di Helsinki la statua bronzea dell'Havis Amanda. Una figura femminile che emerge dalle acque circondata da pesci e leoni marini issata su una fontana, rappresentazione della rinascita della capitale finlandese.
La scultura è stata realizzata a Parigi da Ville Vallgren e montata nella Kauppatori nel 1908 non senza suscitare polemiche dei gruppi di femministe finlandesi che vedevano oltraggiata la dignità femminile, visto che al centro della piazza era esposta una donna senza veli.
Questa statua è protagonista di una delle feste più sentite in Finlandia il Vappu che si celebra tra il 30 aprile e il primo maggio.
Il Vappu è sia la festa dei lavoratori, così come in Italia, che quella degli studenti perché segna la fine della scuola. A Helsinki gli studenti dell'ateneo universitario prescelto danno vita ad una particolare cermonia devono lavare la statua dell'Havis Amanda e incoronarla con il lakki il tipico cappello bianco con visiera nera dei diplomati.
Il giorno dopo si dà vita ad un picnic collettivo a Kaivopuisto, con decine di migliaia di persone nel parco a mangiare, bere e cantare allegramente.
Una curiosità: secondo una leggenda metropolitana se gli uomini si lavano il viso con l'acqua della fontana dell'Havis Amanda potrebbero potenziare la loro virilità.
O mercado local ou Kauppatori é dominada pelo símbolo da cidade de Helsínquia é a estátua de bronze dell'Havis Amanda. Uma figura feminina que emerge da água cercado por peixes e leões marinhos no cimo de uma fonte, representando o renascimento da capital finlandesa. A escultura foi criada por Ville, em Paris, e montado em Vallgren Kauppatori em 1908, não sem despertar controvérsia grupos de feministas finlandeses que viram a dignidade ultrajada das mulheres, como o centro da praça foi exposto a uma mulher nua. Esta estátua é o protagonista de uma das festas mais favoritos na Finlândia Vappu que é comemorado entre 30 de abril e 1 de maio. O Vappu é tanto o fim de semana do Dia do Trabalho, bem como na Itália, um dos estudantes, pois marca o fim da escola. Em Helsínquia os alunos da universidade escolhida dar origem a uma cerimônia especial levou deve lavar a estátua dell'Havis Amanda e coroação de lakki o chapéu típico branco com viseira preta graduados. No dia seguinte, ele dá vida a um Kaivopuisto piquenique coletivo, com dezenas de milhares de pessoas no parque para comer, beber e cantar alegremente. Uma curiosidade: de acordo com uma lenda urbana se os homens lavar o rosto com água da fonte dell'Havis Amanda poderia aumentar a sua masculinidade.
+2
Ver original
Like
Roberto Gonzalez
Havis Amanda Fountain
La Fuente de Havis Amanda
Es la anfitriona de Helsinki, la chica que te recibe, llegues por mar, tierra o aire al corazón de Helsinki.
Lo normal sería encontrarla en el centro de la Plaza principal de la ciudad, frente al Parlamento, pero está a un lado, como vergonzosa, tapando su desnudez, pero incapaz de esquivar las miradas de los miles de turistas que la admiran y la capturan con sus cámaras.
Joya del Art Nouveau francés, ya que francesa es, llegó a Helsinki en 1908. Está hecha en bronce y colocada sobre una fuente de granito que soporta cuatro peces que le lanzan chorros de agua y cuatro leones marinos que la custodian, con una altura total del conjunto de 5 metros.
Se hizo para simbolizar el renacimiento de Helsinki después de la ocupación rusa.
Es un hecho conocido y muy comentado, que un país tan liberal como Finlandia haya puesto muchísimas pegas a la desnudez de la estatua, considerada como un objeto que denigra a la mujer y la reduce a objeto sexual.
Hay dos tradiciones que envuelven la estatua.
La primera hace referencia a los estudiantes, que cada 30 de Abril, visitan la estatua y la coronan con un bonete de estudiante para simbolizar el fin de curso.
La segunda es que colocarse enfrente de ella y gritar tres veces "Rakastaa" ( amor), mientras
se lava uno la cara con su agua aumenta la potencia y el vigor sexual del hombre.
Todo un símbolo.....
Helsínquia é de hospedagem, você ficar com a garota, começa por mar, terra ou ar para o coração de Helsínquia. Normalmente você encontrar no centro da praça principal da cidade, em frente ao Parlamento, mas é ao lado, como vergonhoso, cobrindo sua nudez, mas não conseguiu evitar o olhar dos milhares de turistas que admiram e capturar com suas câmeras. Francês jóia Art Nouveau como é francesa, chegou em Helsínquia, em 1908. Ela é feita de bronze e colocado em uma fonte de granito que suporta quatro peixes que esguichar água e quatro leões que guarda, com uma altura total combinado de 5 metros. Era para simbolizar o renascimento de Helsinque após a ocupação russa. É bem conhecido e muito discutido, que um país tão liberal como a Finlândia colocou um monte de falhas com a nudez da estátua, considerada como um objeto que denigre as mulheres e reduzidas a objetos sexuais. Há duas tradições que cercam a estátua. O primeiro refere-se aos estudantes de cada 30 de abril, visitar a estátua e coroado com um estudante de capô para simbolizar o fim do curso. A segunda é para ser colocado na frente dela e gritar três vezes "Rakastaa" (amor), ao lavar o rosto com uma água e de energia aumenta a resistência sexual masculina. Um marco .....
+2
Ver original
Like
Anne-Laure Caquineau
Havis Amanda estátua
Statue Havis Amanda
La statue Havis Amanda est immanquable car elle se situe entre la place du marché et l’esplanade. Faite de bronze par Ville Vallgren en 1908, cette jeune femme représente la ville d’Helsinki et sa naissance.
Tous les ans, à la fin de l’année, les jeunes diplômés viennent ici faire la fête et mettent sur la tête de la statue, leur bonnet traditionnel.
Estátua Havis Amanda é inevitável, porque é entre a praça do mercado e esplanada. Bronze feita por Vallgren City, em 1908, esta jovem mulher representa a cidade e dHelsinki nascimento. Todos os anos, no final de lanne, jovens licenciados vir aqui e fazer a festa colocou na cabeça da estátua, seu chapéu tradicional.
Ver original
Like
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem