Gossolengo, rio Trebbia e fígado etrusco
Gossolengo fica a poucos quilômetros de Piacenza, às margens do rio Trebbia. A história da cidade está ligada à da vizinha capitala da provincia e às lutas pelo poder local. À origem do assentamento estão os Beneditinos de San Savino e os monges da Catedral de Piacenza. Ainda hoje ruínas dos moinhos nos muitos córregos atestam a vocação agrícola da cidade, e o castelo do fim do século XII é parcialmente habitado, encontrando-se em bom estado de conservação. A igreja de San Quintino é recente.
O brasão da cidade representa o rio Trebbia e um elefante, recordando uma batalha às margens do Trebbia ocorrida no ano de 218 a. C., durante a II Guerra Púnica, entre as legiões de Tiberio e as legiões cartagineses de Anibal (que teria atravessad os Alpes com elefantes).
Gossolengo é dividida em diversas frações (distritos) e é zona arqueológica com descobertas da era paleolítica. A descoberta mais famosa é o “Fígado Etrusco”, encontrado em 1877 e datado como sendo do século II a. C., atualmente conservado no Museu Cívico de Piacenza. Trata-se de um objeto de bronze usado para adivinhações. O próprio nome da cidade deriva de um fêmur (talvez de elefante) encontrado na região: “osso longo”.


