Leo Araújo
Um encontro das águas cheio de roteiros
Nos tempos do Brasil Colônia os rios eram estradas e pontos de referência dos desbravadores e colonizadores, além de fonte de alimento para muitos. História a parte, o encontro do rio com o mar é sempre um espetáculo de cair o queixo, quando o caminho se encontra com o infinito.
No estado do Espírito Santo existem diversos rios que desaguam no oceano, mas talvez nenhum ofereça um cenário tão idílico como a Foz do Rio Jucu, ou Barra do Jucu, como é conhecido pelos locais. Além de um belo espetáculo, o Rio Jucu oferece também diversos roteiros no seu encontro com o mar, além de uma bela praia, o local forma uma região de manguezal que é visitada por diversas pessoas que vão ao local (como Reserva Ecológica Estadual de Jacarenema).
O Rio Jucu nasce na região serrana de Domingos Martins, nas Montanhas Capixabas e vem serpenteando pela serra até desaguar no Oceano Atlântico em Vila Velha. Em diversos pontos do Balneário de Barra de Jucu a foz pode ser acessada, mas os lugares mais indicados são aqueles mais afastados do centro do balneário. Cabe ressaltar que os locais não recomendam o banho no local que o rio encontra o mar, pois dizem que ali formam redemoinhos. Seja qual for o programa, a Foz do Rio Jucu é um belo programa da Grande Vitória, vale a pena uma visita, com certeza.
Ler mais



+2