Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar

Fonte de Água Azul

+19

2 opiniões sobre Fonte de Água Azul

Lugar histórico

Para quem procura um lugar para lazer e descanso em meio à natureza e ao mesmo tempo conhecer um pouco mais da história do Rio Grande do Sul, a chamada Fonte de Água Azul presta sua colaboração e enriquecimento da história.

Aprendemos no local por via de placas descritivas e ilustrações que ali morreu o Padre jesuíta Cristóvão de Mendonza que foi o responsável por introduzir a pecuária no Rio Grande do Sul. O local leva esse nome devido ao ato dos índios que viviam no local no ano de 1635 terem assassinado o padre de forma cruel e que ainda arrancaram seu coração ainda quando ele agonizava. A lenda conta que o seu coração foi encontrado em um córrego perto dali e que hoje fica a fonte e que a coloração de suas águas é devido ao coração do padre ali encontrado.


E em resumo do local, é um pedaço de mata atlântica muito bem conservada. No dia que eu fui, tive a oportunidade de tirar fotos de lagartas e muitas aranhas ficando a dica pois há muitas teias grandes por entre as árvores. Presenciei um tucano que também voava entre nós. Há bancos distribuídos por entre a mata e pequenas regiões de gramado ótimo para sentar e fazer um piquenique com a família e amigos.

Tem também um altar que segundo o que eu soube é mais utilizado no mês de dezembro para receber os devotos do padre em pequenas missas. Ao lado do altar está uma grande cruz de concreto, um placa ilustrativa com o assassinato do padre e uma plaqueta com um pequeno resumo sobre o ato daquele local.

Além de tudo isso, ainda tem um pequeno córrego por toda a extensão do local que é cercado por um muro de taipa de pedras.
Ler mais
+16

Fonte de Água Azul

Local de turismo religioso, no interior de Caxias do Sul, no distrito de Sta Lúcia do Piaí. Foi palco em 1635, da Lenda da Água Azul. Diz a lenda que o Padre Jesuíta, Cristóvão de Mendonza (introdutor do gado no RS) foi morto por índios e seu coração jogado no riacho... que se tornou azul.

Por incrível que pareça, a água tem uma tonalidade azulada mesmo, tipo água de poço. Local limpo, organizado, muitas mesas e bancos nas sombras, existe um altar com a cruz jesuíta e informações sobre o local e sua lenda. Lugar tranquilo e bonito em meio à natureza. Há poucos quilômetros da sede do povoado de Santa Lúcia do Piaí.

Local fácil de encontrar e a população educada e prestativa para mostrar como chegar no local.
Ler mais
+2
Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem
{"logged":false,"user":null,"permissions":null}

Informação Fonte de Água Azul