Larissa Mehl
Curitiba e seus imigrantes
Todos os anos, no final de outubro, ocorre o grande Festival da Imigração Latino-americana de Curitiba. Sempre no antigo Bosque São Cristovão, localizado dentro do bairro italiano de Santa Felicidade.
O festival, chamado carinhosamente de "A Grande Festa" oferece gastronomia diferenciada, danças típicas, produtos artesanais e música, dos diversos países da América Latina, tudo apresentado por legítimos imigrantes de tais países.
A gastronomia é diferenciada, pois você pode encontrar pratos autênticos dos países, como alfajores, tamales, chispa paraguaya, arepas entre muitos outros, que diferem da lógica da comida "cliche"latino-americana.
Existe um concurso de danças típicas, onde são apresentados danças de diversos lugares do Brasil (muito samba), dos andes, Caribe etc. Os dançarinos parecem profissionais e a cultura é muito viva.
Na parte de artesanato, os imigrantes trazem diversas especiarias de todo o continente.
Há ambém existem oficinas e atividades para as crianças de diversas idades.
Enfim, Curitiba é um mosaico que sempre refletiu suas imigrações, inclusive as mais recentes. Se você vem de fora, participar desse festival é uma possibilidade de ter um gostinho real do que é ser Curitibano e ainda a possibilidade de medir, ao final das contas, quão latino-americana é Curitiba.
Para saber a data exata do festival (sempre em Outubro), ver na página: 'https://www.facebook.com/portalatina'
Ler mais



+8