A fazenda com histórias comoventes e impactantes
Dentro do circuito do Vale do Café Paulista (a localidade possui diversos casarões e fazendas a poucos quilômetros de distância) está uma das fazendas mais impactantes da região, a Fazenda dos Coqueiros. A mesma nos instiga com sua visita por ser uma das poucas que conservou as marcas da violência sofrida por aqueles que sustentaram a economia e riqueza do café no Vale do Paraíba paulista, os escravos.
Com cômodos que até hoje ecoam a tristeza daqueles que sofreram a violência de uma riqueza feita com sangue e sofrimento, a Fazenda dos Coqueiros preserva até hoje os instrumentos de tortura e alojamentos dos escravos, assim como os locais nos quais os mesmos sofriam a ira de seus algozes. Sendo uma das poucas que não sofreu a especulação turística, a fazenda conserva muitas de suas características originais, sendo suas locações utilizadas para cenários da ficção brasileira.
No local o visitante pode reviver alguns costumes da época colonial, assim como visitar locais comuns as pessoas da época (em algum momento é possível se reviver o modo de vida da época). Sobre o casarão, podemos dizer que ele foi um dos mais antigos da região, fundado em 1855 e propriedade do Barão Ribeiro Barbosa, o menino de ouro (por conta de uma promessa), segundo mais rico das redondezas que só perdia para o ilustre primo, o Aguiar Valim. É possível se visitar a residência, que é uma das quais a visitação é mais aberta e pessoal.
Por uma pequena taxa, o visitante pode se impactar e se emocionar com uma história que até hoje apresenta cicatrizes em nossa sociedade.


