Thaís Costa
O café Luwak que vem do cocô em Bali
Na Indonésia há diversas fazendas que produzem e vendem o café Luwak. Esse café é considerado o melhor e também é o mais caro do mundo. Chega a ser vendido por até 600 dólares em países da Europa e América. Na Indonésia é possível comprá-lo por 150 dólares.
Durante minha visita a Bali, pude experimentar um pouco dessa iguaria bem exótica e cara. Apesar de não gostar muito de café, achei a visita ótima, pelo método de produção mesmo. Ele tem o nome de Luwak devido a um bichinho com o mesmo nome.
O Luwak seleciona os melhores grãos, mas seu estômago digere somente a parte externa e avermelhada deles. O interior permanece quase que intacto nas suas fezes que são a matéria-prima do café.
Mas, é claro, que os grãos passam por um processo de higienização antes de serem moídos. O gosto é descrito como aveludado e a explicação por ser eleito o melhor café do mundo se dá devido a fermentação feita pelo estômago do Luwak e pela seleção rigorosa dos grãos que ele faz.
Bem, eu sinceramente não apreciei o café. Mas, como disse, não gosto muito de nenhum tipo de café mesmo. Contudo, foi bem interessante conhecer o local que também produz outros tipos de café.
Ler mais
![](https://images.mnstatic.com/33/0d/330d8e683656eb6fbc73364b98f514eb.jpg?quality=75&format=png&fit=crop&width=65&height=65&aspect_ratio=65%3A65)