Leo Araújo
A primeira estrada de rodagem do Brasil (1850)
Durante séculos a região de Mangaratiba seria povoada por diversas sociedades transformando-se desde cedo um local de passagem. Já nesta época os povos nativos utilizavam as sendas entre a serra e o mar que confluíam nesta região que é pontilhada de enseadas e pequenas baías protegidas dos rigores do mar aberto.
Século após século, primeiro os nativos e depois outras sociedades, foram abrindo caminho em direção ao interior do Brasil e suas riquezas a partir da Costa Verde, com destaque para era do ouro, na qual os portos da região sudeste ficariam movimentados. Mas foi somente durante o período do café que uma estrada pavimentada foi construída, a chamada Estrada Imperial.
Algumas fontes indicam as regiões serranas perto de Mangaratiba como as primeiras a observar uma riqueza advinda do café, que deu título a muitos proprietários na Era Imperial. Nesta época, a região de São João Marcos desenvolveu uma próspera produção e para facilitar o escoamento, na metade do século XIX foi construída uma ampla estrada, contando com pontes, muros de contenção e bebedouros.
A sinuosa via entalhada na serra seria conhecida como Estrada Imperial, que para muitos historiadores foi a primeira estrada de rodagem do Brasil. Ainda hoje, ao subir a Serra do Piloto, é possível observar parte do calçamento original (pois em cima da antiga Estrada Imperial foi construída a RJ – 149, Estrada São João Marcos) que é preservado pelo IPHAN como um dos patrimônios da nossa história. Misturando belas paisagens e monumentos culturais, a Estrada Imperial é um museu a céu aberto e pede uma visita nos dias ensolarados.
Ler mais



+2