A Estação Ferroviária de Piacenza é uma est...
A Estação Ferroviária de Piacenza é uma estação da linha Milão – Bolonha e é a estação de partida para as estações de Cremona e Alessandria. A cidade de Piacenza é o ponto de partida da Ferrovia Central Italiana, entre as primeiras e mais importantes diretoras de ligação entre o Norte e o Sul da Itália, objeto de uma convenção internacional assinada em 1º de Maio de 1851 pelo Estado Pontifício, da Áustria, do Grão-ducado da Toscana e dos ducados emilianos, que teriam ligados Piacenza à Toscana. O percurso Piacenza – Bolonha foi aberto efetivamente em 21 de Julho de 1859 e a importância do vértice ferroviário de Piacenza aumentou mais ainda no período após a união da Itália em 1861, graças a abertura das ligações com Alessandria, Turim, Génova e Milão.
Com a chegada da ferrovia houveram muitas modificações urbanísticas. A ligação entre a estação com o centro da cidade comportou consistentes demolições, que duraram até ao início do século XX. Um dos interventos mais importantes foi a criação do Jardim das Margaridas e da praça em frente à estação, onde existia até o início do século XX um bairro popular com edifícios históricos, dentre os quais o convento e a igreja de Santa Maria di Loreto. A presença do anel ferroviário constituiu um elemento de isolamento da cidade com o rio Po, orientando a expansão urbana nas direções sul, leste e oeste.
A primeira estação se apresentava como uma edificação a um único andar com uma série de aberturas arcadas que davam a um imenso largo. O atual prédio foi construído nos anos 30 e a praça em frente à estação está, neste momento de Junho de 2010, passando pela enésima reestruturação Prometo fotos quando a obra acabar, se um dia acontecer. A bilheteria abre todos os dias das 5:25 às 23:40 h., mas aconselho informar-se sobre a operatividade da estação, que vira uma incógnita nos dias de greve.


