Aonde queres ir?
Entrar
O meu perfil
Edita o teu perfil
Sair
Deixa a tua opinião
Publicar
+19

6 opiniões sobre Cumuruxatiba

Uma pacata e agradável vila em Prado

Cerca de trinta quilômetros de Prado, no sul da Bahia, está Cumuru, um pacato vilarejo de pescadores que nas últimas décadas chamou a atenção dos turistas. Desde então a Vila de Cumuruxatiba que fica comprimida entre franjas de mata atlântica e um mar cristalino, mudou seu ritmo na alta temporada. As opções de roteiros são muitas, que vão do cultural ao ecoturismo.

Cumuruxatiba parece uma daquelas cidades dos contos literários, com o movimento dos pescadores, barracas de produtos da região a cada esquina, o aroma de refeições por todo o lado e o vai e vem de bicicletas. A calmaria só é quebrada nos momentos que a pequena cidade fica abarrotada de turistas, que acabam por criar um tráfego onde não deveria ter. Mesmo assim a vila não perde seu charme e caráter rústico, o único local que pude fotografar um cavalo a correr livremente na praia e ver pessoas deitadas despreocupadamente sob a sombra das árvores depois de uma refeição.


E por falar nisto com sua culinária marcante, a região atrai diversas pessoas que buscam desfrutar um bom prato ou pescado, sempre temperados pela boa pimenta da Bahia. Da idílica vila você pode também atingir várias praias, assim como fazer passeios de barco para a região que estar no ritmo do descobrimento e para nossa sorte, ainda bem.
Ler mais
+5

Cumuruxatiba

A vila de Cumuruxatiba fica no extremo sul do estado da Bahia. Lá tem praias paradisíacas com falésias e muita argila rosada, cor de coral. Tem trilhas muito gostosas para fazer, praias boas de banho, praias de tombo... Um visual realmente sinistro. E das praias baianas que tive o prazer de conhecer, senti em Cumuru uma das melhores "vibes" possível: a vila conta com uma escola Projeto de Gente, uma escola libertária que tá começando uma transformação de mentalidade e de realidade para as crianças que tão crescendo por lá. Essa escola é assistida e financiada pelas pousadas e pelo turismo da vila no geral, que acontece de maneira saudável e não predatória, exploratória. Encontrei Cumuruxatiba muito bem cuidada em plena alta temporada e conheci pessoas muito muito muito boas por lá.

Outra coisa que me marcou foi um circo, que é itinerante mas vira e mexe dá as caras por lá: o Juan é um palhaço argentino casado com uma moça Síria, se não me engano. Eu me esqueci do nome dela, mas ela faz quitutes árabes divinos e a família toda se apresenta no "picadeiro". Eles também ensinavam o circo para os locais. A trupe toda colaborava com o espaço super gostoso que eles tinham lá no canto direito da vila. Muito lúdico, muito profundo!!!
Ler mais

Férias de preguiça

Excelente

Estar em Cumuruxatiba e viver como os índios, os primeiros habitantes da região: sem pressa, sem preocupação de roupas, pouco, com o que a vida te dá ... Localizado na costa sul da Bahia, a forma de chegar menos fácil é a estrada de terra do Prado - seleciona o viajante. Você já deve ter conhecido o lugar, e, portanto, já deve ter se apaixonado, ou sabe de sua existência, tendo tido informação sobre o lugar, conhecendo a beleza natural das baleias jubarte, calma e tranquilidade , a água quente do mar, excelentes restaurantes (alguns reconhecidos), mas com uma decoração elegante e rústica, com destaque para a bela natureza e tudo o que ela nos oferece, com belas peças de artesanato que são dominadas pela palha, pedras, conchas, cerâmica.

É o "dolce far niente" da Bahia.
Ler mais
+2

Céu azul e mar de baleia

Cumuruxatiba foi um presente duplo na minha vida como biólogo e fotógrafo. Na época em que eu trabalhava com as baleias jubartes na Bahia, logo após um episódio único durante o trabalho no barco de pesquisa em que eu morava, pudemos ser tocados na palma da mão pela boca de uma baleia curiosa que saiu do grupo competitivo (época de reprodução) e ficou rodeando nosso barco e fazendo peripécias por 1h30.

Depois disso ancoramos nessa pequena vila de pescadores no Sul da BA. Ao amanhecer de uma noite bem dormida e com a experiência da tarde anterior ainda fervendo a alegria, dei de cara com

Esse visual logo que subi na proa do barco, fiz esse retrato bem bonitinho!
Ler mais

Depois da estrada de chão.

Minha família não é lá das mais aventureiras, mas este dia decidimos conhecer uma das praias mais famosas do extremo-sul da Bahia, Cumuruxatiba. Foram quase 18 quilômetros de estrada de chão após abandonarmos a BR na cidade de Itamarajú e adentrarmos uma mata com um único percurso que levava a uma das melhores paisagens que já tive o prazer de ver na vida. Perfeito para relaxar, praticar esportes e contemplar a natureza, Cumuruxatiba é o tipo de lugar que te faz não querer dormir para aproveitar de tudo que o lugar oferece. Tirada ao amanhecer, esta foto mostra o antigo píer, agora em ruínas.

Conhece este lugar?
Partilha as tuas fotos e opinião para ajudar outros viajantes a descobrirem

Informação Cumuruxatiba