paulinette
Artéria central do Mali
O Níger é a artéria central do Mali. Abastece-o de água doce, permite o transporte de mercadorias e pessoas, e a cultura do arroz. Há aldeias nómadas pelo rio, que se movem ao ritmo das colheitas com o seu barco chamado "pinasse".
Podes usar um destes pinasses desde Mopti para chegar até Timbuktu em quase uma semana, se tudo correr bem, mas se tiveres um plano de viagem mais curto, podes alugar um pinasse por um dia ou por uma tarde, e visitar as aldeias à volta do rio. Poderás ver as habilidades das crianças, que ainda muito novos, já conhecem o rio muito bem e navegam sozinhos, sem se preocuparem com as correntes ou com os movimentos da areia no fundo, que te podem bloquear a meio do rio.
Irás visitar uma aldeia de pescadores e verás que a maioria do peixe, como há pouco e tem de durar, seca-se, tem um cheiro muito intenso e é depois mandado às partes do país que não têm acesso ao rio. O prato principal é um monte de arroz com azeite, verduras e peixinhos do rio em cima.
Costuma ser muito bom e fresco. As pessoas da aldeia gostam das visitas, mas não dês nada às crianças para que não se tornem em mendigos. Gostam muito de saber coisas do teu país, como vives, do que gostas. A maioria fala muito bem francês, o inglês chega pouco a pouco.
Ler mais



+19