Patrimônio histórico de Campinas
A tradicional Creche Bento Quirino em Campinas não é somente uma instituição de ensino infantil. Ela faz parte da história da cidade. Fundada em 1914 ela é a mais antiga instituição infantil ainda existente na cidade e sem dúvidas uma referência em toda a região.
A instituição surgiu após a trágica epidemia de febre amarela que devastou Campinas no final do século XIX e que deixou inúmeras crianças órfãs na cidade. Como haviam poucos orfanatos e instituições de caridade na época, Don João Nery e Bento Quirino dos Santos idealizaram a creche que se passaria a se chamar bento Quirino em homenagem a um de seus fundadores e que faleceu no mesmo ano de sua inauguração. Passou por inúmeras reestruturações ao longo dos anos e chegou até a ser um externato na década de 60. Atualmente recebe crianças até 11 anos e recebe uma demanda de cerca de 400 alunos.
A creche, além de toda a sua história social, também é um exemplo de patrimônio material. O edifício que está sediado é belíssimo e apresenta aspectos originais da época de sua fundação, repleto de detalhes e ornamentos. Interessante saber que a creche foi construída onde antigamente existia o antigo cemitério de escravos de Campinas e fica paralela a igreja de São Benedito, uma das primeiras da cidade.


