Um convento entregue aos artistas
O Convento de Nossa Senhora da Saudação (ou Antigo Convento de Nossa Senhora da Saudação) está localizado dentro das muralhas do Castelo de Montemor-o-Novo.
É um edifício grande, talvez o maior e o de maior valor artístico da cidade. A sua construção remonta ao século XVI, por volta do ano de 1500 e a sua primeira função foi como Mosteiro de clausura feminino e pertenceu à Ordem Dominicana.
Entre os séculos XVI (início da sua construção) e o século XIX e edifício foi sofrendo sempre obras e remodelação, transformação e ampliação. O edifício é composto por: igreja, coro-alto e cora-baixo, cripta, capela, sala do capítulo, portaria-mor, tem 2 pátios, 2 refeitório e 2 cozinhas, dormitórios, enfermaria, cercas e claustro principal (construído na época de D. João III).
Pelo ano 2000 o edifício foi cedido ao Espaço do Tempo, uma Associação Cultural, centro de artes performativas. É um espaço que recebe artistas nacionais e internacionais, de várias vertentes artísticas (dança, teatro...), que aqui queiram desenvolver algum projeto. Os artistas podem mesmo dormir nos dormitórios anteriormente ocupados pelas religiosas.
O edifício continua a necessitar de obras. Apenas os espaços ocupados pela associação foram alvo de alguma intervenção, o resto continua em muito mau estado de conservação.


