A igreja mais antiga de Plovdiv
A igreja de São Constantino e Helena é uma das atrações mais importantes da cidade de Plovdiv. O templo está na rua Saborna 24, no casco antigo da cidade. Foi construída no século IV nas ruínas da antiga fortaleza.
A igreja é considerada o templo cristão mais antigo de Plovdiv.
Em Roma, o imperador Constantino O Grande anunciou o cristianismo como religião oficial no ano 313. Os cidadãos de Plovdic decidiram erguer um templo em homenagem ao imperador e em sinal de agradecimento.
Portanto, a igreja leva o nome do imperador Constantino O Grande e de sua mãe Helena.
O lugar onde está a igreja não foi escolhido por coincidência, tem um simbolismo. Originalmente foi dedicada a São Severiano e Memnos, cidadãos notáveis de Plovdiv. No período pagão foram decapitados junto a 36 apóstolos de Plovdiv pela sua fé cristã.
A nova igreja foi uma das maiores da sua época, com 26 metros de comprimento, 18 de largura e 8 de altura, e portanto, um dos edifícios mais impressionantes. O pátio do templo está fortemente fortificado com um muro de pedra, alcançando uma altura de 8 metros e finalizando em um canto de ladrilhos pesados.
É uma grande obra do famoso mestre Petko Petkov. Está belamente decorada com ícones como Zahari Zograf, Zograph Dimitur, Odrinchanin Nikola e o destacado Dospevski Stanislav.
A estátua de São Constantino e Helena é o mais impressionante do templo, acredita-se que possui propriedades curativas e milagrosas, porém, só pode ajudar aos que acreditam verdadeiramente.
42°8'59"N 24°45'10"E


