Chanchoc
Saindo de Xexuxcab com destino de Todos Santos, você começa a subir a montanha para chegar até o planalto dos Cuchumatan. Você vai passando por cafezáis, plantações de abacate, de feijões e de milho, e você vai se perguntando como as pessoas podem cultivar em superfícies tão inclinadas, e tão longe da sua vila! Mas então você vê-los passar, tão rápido, como se não lhe custasse nada sair correndo por esses caminhos enquanto você vai suando e a altura vai queimando seus pulmões.
Chanchoc está no topo da subida é uma paisagem muito dramática. A primeira coisa que nos perguntamos ao chegar foi porque as pessoas decidiram um dia para ir lá em cima e se instalar, e como conseguiram subir a madeira para construir suas casas, e onde chega a comida de todas as pessoas!
Chanchoc tem uma pequena casa comunitaria que foi doada por uma ONG. Serve para acomodar caminhantes e o dinheiro arrecadado ajuda a toda a comunidade. Eles dão-lhe o acesso ao alojamento, um banho quente como uma sauna, depois de um dia frio de esforço é uma bênção.