Um centro pra lá de histórico
Bem próximo a capital do Rio de Janeiro, Maricá é a área de praias da Região dos Lagos que muitos banhistas cariocas vão aproveitar durante o verão. A história da localidade é longa e conta a com presença ne nativos muito antes da chegada portuguesa. Com muitas lagunas, pântanos e pequenas serras, Maricá não chamou a atenção da coroa, que no início da colonização estava interessada em riquezas.
Com o passar do tempo, latifundiários se instalaram na região de modo esparso e no século XIX a região teve um crescimento populacional sem precedentes. Mas a beleza da região e sua diversidade atraiu não só os nativos, no início do século XIX, Charles Darwin imbicou pelas lagoas e serras de Maricá e atingiu a região de Cabo Frio, maravilhando-se com a natureza.
Foi no século XIX ainda, que a vila tomou forma, com a construção de prédios que hoje formam o Centro Histórico de Maricá. Mais modesto que centros históricos vizinhos, o sítio histórico conta com o prédio da prefeitura/cadeia, câmara (que hoje abriga a Casa de Cultura) e a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo.
Com construções importantes na região, o centro histórico apresenta um rico patrimônio cultural de Maricá, sendo que na cidade restaram poucas edificações de época. O passeio pelo centro histórico é curto, mas muito prazeroso se resumindo na Praça Orlando De Barros Pimentel, a Praça da Matriz. Vale a pena conhecer este pequeno centro histórico da Região dos Lagos.


