Uma casa cheia de história
Durante o século XIX uma leva de imigrantes que fugiam dos conflitos na Europa e atraídos por promessas chegaram ao Brasil. Uma parte destes chegaram às Montanhas Capixabas e transformaram algumas localidades em novo lar. Em Araguaia, distrito de Marechal Floriano no Espírito Santo, fica o Centro Cultural Ezequiel Ronchi que também é conhecido como Museu da Imigração Italiana. O centro de cultura iniciou com um memorial de uma família, portanto a bela iniciativa partiu de uma ação particular.
Atualmente, um dos descendentes da família Ronchi, Rogéria Guimarães, administra o espaço, como uma atenciosidade, percorrendo a história da família e dos italianos com detalhes de diversas épocas através dos cômodos da casa (que funcionam como sessões de exposições). O prédio em si já é histórico, pois pode ser considerado um dos primeiros logradouros públicos do estado, já que no mesmo chegou a funcionar uma escola pública.
Destinado a preservar a memória dos imigrantes, o Centro Cultural Ezequiel Ronchi é local mais importante do distrito e não tem como se emocionar com as histórias da família e mobiliários que lembram uma parte da nossa vida. Localizado no centro de Araguaia, perto da Estação, o centro cultural deve ser um roteiro obrigatório de quem visita a serra capixaba.


