Tayna Pinheiro
Uma viagem no tempo no meio do sertão baiano
Na porta de entrada da cidade de Mucugê, importante cidade da região da Chapada Diamantina, você se depara com esse cemitério no pé de um paredão na beira da BA-142.
O cemitério foi construído no inicio do século 19, segundo os moradores mais antigos, foi construído distante da cidade por medo de contaminação, pois na época surtos de cólera e varíola mataram muitas pessoas. O cemitério lembra o estilo bizantino, de igrejas e lápides pontiagudas, misturando ao gótico.
O paredão de pedra compõe o cenário, lápides brancas entre rochas coloridas e algumas flores da região embelezam ainda mais. A influência bizantina veio dos compradores de diamantes de origem árabe. Muitos turcos viviam ali.
Com o declínio da extração de diamantes, diminuiu muito o número de moradores da cidade. Ainda hoje são enterrados parentes e familiares dos mais antigos que estão enterrados ali, a maioria de descendência turca. Vale a pena parar pra conhecer e tirar algumas fotos, pois é no mínimo um lugar muito inusitado no meio do sertão baiano.
Ler mais



+6