Castelo de Erlangen
O castelo da cidade de Erlangen começou a ser construído em 1700 pelo arquiteto Antonio dela Porta, sob ordens do príncipe Georg Wilhelm. Após a morte de Antonio, em 1702, a obra foi continuada sob o comando de Gottfried Gedeler, sendo concluída em 1704.
Em 1703, o Marquês Christian Ernst comprou o castelo, ainda inacabado, para presentear a sua terceira esposa, Elisabeth Sophie. Atrás do castelo se encontra o jardim (schloßgarten), a Orangerie, que servia para abrigar as laranjeiras no inverno, e a Konkordienkirche, hoje instituto de geologia.
O castelo, construído em estilo barroco, foi totalmente destruído após um grande incêndio em 1814. Nos anos de 1821 a 1824 o castelo foi reconstruído para atender aos planos de Friedrich Wilhelm Örtel, que instalou a universidade Friedriech-Alexander Universität nas instalações do castelo.
Apesar é realmente lindo, apesar de não ter sido construído nos padrões dos típicos castelos medievais, com torres etc. A arquitetura do castelo opta pelas linhas retas e consagra o estilo barroco, que foi amplamente utilizado na construção da cidade, com a chegada dos huguenotes.


