Um conjunto de casas de época na Região dos Lagos
Fundada no início da colonização portuguesa, a região de São Pedro da Aldeia se originou de um aldeamento e fazenda jesuíta (lembrando que na era do padroado, interesses da igreja e Coroa se misturavam).
A questão principal na época era resguardar a costa da Capitania de São Vicente, que era muito frequentada por nações rivais à Portugal, como o Reino da França. Assim foi criada a Aldeia de São Pedro, a beira da Laguna de Araruama, um local para onde muitas sociedades nativas buscavam alimentos e sal.
Com o passar do tempo, o que era desenvolvido no aldeamento e fazenda atraíram outras atividades, assim como pessoas, o que levou ao crescimento do lugar. Desta época remota alguns marcos sobrevivem para nos contar histórias da época dos jesuítas, nobres nativos e pescadores pioneiros, como as construções que podem ser percorridas no circuito turístico São Pedro a Pé. Destas, das quais muitas são relíquias seculares, chama a atenção de quem chega ao Sítio Histórico, as coloridas e charmosas casas dos séculos XVIII e XIX. O Casario de São Pedro da Aldeia, é então um dos muitos atrativos da cidade e ficam espalhados pelos cantos do centro com diversas funções.