Um colorido patrimônio cultural
A cidade de Prado nasceu na segunda metade do século XVIII, ainda pertencendo a região pioneira de Porto Seguro. Com uma história de conflitos e ocupações, o lugar atualmente é conhecido por sua rica cultura e belezas naturais (das quais as praias se destacam, na costa que possui quase cem quilômetros de extensão).
Mas não é só de belezas naturais que a região vive, os patrimônios históricos e culturais são muitos, nesta região privilegiada por Deus. Da presença portuguesa, permaneceram alguns casarios do século XVIII, que com seu colorido marcante constituem uma das atrações locais. Caminhando pela rua principal e as paralelas que seguem o Rio Jucuruçú, o visitante pode desfrutar de uma bela visão destes alegres casarios. Todos ainda conservam as características da arquitetura colonial, com uma pitada da presença da terra no colorido das fachadas.
Dentre os mais conservados, estão aqueles localizados no Beco das Garrafas e os compreendidos entre a associação de pescadores (perto do porto fluvial) e a Praça Redonda. Nos dias ensolarados, as casinhas compõe uma bela imagem, contrastando com o céu azul, neste pedaço de paraíso chamado Prado.
Quando visitar a cidade, não deixe de visitar o Casario de Prado, que em algumas localidades são os patrimônios culturais mais belos da cidade.


