Leo Araújo
Um casarão de artes
Marcada pela presença das famílias açorianas, a pequena e bela cidade de Viana, na Grande Vitória, é uma daqueles que foram fundadas graças ao processo migratório. Mas a chegada das famílias lusas é bem anterior a política imigratória de Dom Pedro II, já que aquelas chegaram ainda no início do século XIX.
Uma das marcas deixadas está presente na arquitetura da cidade, como a bela Igreja Nossa Senhora da Conceição e o conjunto de casario da cidade. Dentro deste, talvez o mais famoso seja o Casarão, ou Galeria de Arte Casarão. Assim como as demais casas e sobrados de Viana, o Casarão tem sua origem no século XIX, quando diversas famílias vieram para a região.
Com um estilo grandioso para época, que inclui dois andares e um belo pátio, o Casarão se destaca dentre as obras tombadas e dizem que até Dom Pedro II se hospedou no local na segunda metade do século XIX. A beleza e estado de conservação do prédio fez com o mesmo se tornasse um centro cultural, denominado de Galeria de Arte Casarão.
Recente restaurado, o local serve a exposições de artista autóctones, com diversas apresentações e cursos voltados para a área. Com uma boa localização, o Casarão deve ser uma das suas paradas quando for visitar a cidade de Viana.
Ler mais



+2