Uma bela construção de São Pedro
Durante os anos da colonização, nossa costa foi visitada por navegantes de nações diferentes. A Coroa Portuguesa encarava como perigo a presença de aventureiros, dos quais muitos eram flibusteiros. A solução encontrada em certos casos foi a doação das terras para a Igreja, que na época era associada a monarquia na política do padroado.
Foi neste contexto que nasceu São Pedro da Aldeia, uma cidade que tem suas origens arraigadas em um aldeamento que segundo dizem o próprio Anchieta supervisionou. Depois da chegada dos religiosos e nativos catequisados, a região se expandiu, com a chegada de mais pessoas. Alguns marcos arquitetônicos contam a passagem das eras na cidade. Um destes é a Casa Rosa, que fica perto de algumas atrações turísticas da cidade como a Estação Ferroviária e o Mercado Municipal.
A Casa Rosa foi construída a princípio para ser um hotel, constituindo o maior prédio da cidade na época, possuindo amplos espaços e dois pavimentos, como pode ser notado na construção. Com o passar do tempo a atividade hoteleira perdeu fluxo na região, migrando para áreas mais próximas do oceano o que fez a primeira vocação do imóvel ser abandonada.
Atualmente dois órgãos municipais são abrigados no prédio, a Secretaria de Obras e a de Educação. Mas mesmo assim a visitação do prédio pode ser feita.


