Rodrigo de Paula
A cultura de Veranópolis em um só lugar
A cidade de Veranópolis é muito tranquila e receptiva para quem a visita. Em um final de semana frio e chuvoso resolvi visita-la, pois faziam mais de dez anos que havia passado por lá pela última vez. Almocei em um restaurante que pelo que entendi grande parte da população almoça lá, pois a qualidade da comida é fantástica.
Após o almoço me perguntei o que poderia fotografar num dia assim e logo a resposta veio a poucos metros dali quando estava caminhando de volta para o meu carro.
Percebi que a Casa de Cultura estava aberta, fato inusitado e surpreendente pra mim, pois nunca tinha visto uma casa de cultura aberta em um domingo.
Entrei e de primeiro momento ninguém para atender. Tomei nota das duas grandes salas e de uma escadaria logo em seguida. Ao ir na direção de um enorme corredor fui recebido pela atendente que me guiou por toda a casa. Ela me mostrou uma sala enorme com muitas fotos da cidade desde a época em que foi construída como também a história da construção da igreja matriz.
Apresentou-me o museu da fotografia com um acervo enorme de máquinas fotográficas. Em outro ambiente era o espaço do Frei Rovílio Costa, em alusão ao nome da Casa de Cultura, com todos seus pertences e obras. Logo mais ao fim do corredor pertences das famílias italianas na época da colonização bem como pertences religiosos. Na parte superior um enorme salão onde eram feitos bailes e comemorações. Ele está fechado à festividades devido a questões de segurança que precisam ser adaptados para reativar esse espaço.
Ler mais



+8