Leo Araújo
Uma das casas históricos de São Pedro
Nos primeiros século das Colônia Portuguesa na América, a costa era muito frequentada por nações rivais ao reino lusitano. Para evitar perda deste território, ou pelo menos parte dele, a colônia seria dividida em capitanias, faixas de terras “doadas” à particulares.
A morosidade de muitos destes proprietários fez com que piratas, corsários e exploradores se instalassem em certos pontos, como na Capitania de São Vicente. Nesta em especial, o governador pediu que se criassem pontos estratégicos e foi assim que surgiu a “Aldeia de São Pedro”, um aldeamento jesuíta que serviria como local de catequese e “amansamento” de nativos e ponto estratégico na preservação do território.
Da época colonial resistem alguns prédios, como a impressionante Igreja dos Jesuítas e o típico Casario Colonial, que conta com alguns remanescentes, dos quais os mais conhecidos são a Casa dos Azulejos e Casa da Neusa. Esta última, uma obra do século XIX, possui um uma carga cultural muito forte, por ter sido residência do Coronel Felipe Lopes Pinheiro, o primeiro Presidente da Câmara de Vereadores da Vila (ou seja, o primeiro prefeito de São Pedro da Aldeia). Assim, a Casa da Neusa foi convertida em centro cultural, que através da cultura material reconta a história de um período.
O lugar também organiza exposições e oferece cursos, aberto sempre nos dias úteis a partir das dez horas da manhã. Vale a pena conhecer este belo centro cultural.
Ler mais



+2