Universidade fundada por Napoleão
As diferentes estruturas medievais que compõem o edifício original transformaram-se entre 1562 e 1567, neste palácio enorme, mas perfeitamente equilibrado e consistente.
Vasari desenhou a fachada com uma série de janelas regulares, retangulares e emolduradas em pedra.
Além disso, a fachada foi adornada com extraordinários desenhos de grafite, principalmente relacionados com figuras alegóricas e signos zodiacais, que, depois, foram esculpidas por seus assessores Tommaso di Battista del Verrocchio e Alessandro di Arezzo Forzori, que as combinaram com bustos em mármore e brasões.
No primeiro andar, no final da fachada, foram colocados dois brasões da Ordem dos Cavaleiros de Santo Stefano, enquanto o tímpano curvilíneo da entrada principal foi fixado ao brasão de armas dos Medici, incluindo os símbolos da Ordem, já que Cosimo I de Medici foi proclamado Grão-Mestre da Ordem.
No centro do edifício, Vasari projetou uma escada magestosa, com duas rampas que davam acesso à entrada principal. A escada teve como modelo um desenho de Michelangelo.
Em 1821, a escadaria original foi substituída por uma cópia. Até 1718, outros bustos de mármore do Grão-Ducado da Toscana e da dinastia Médici foram adicionados ao de Cosimo I. Os bustos de Francesco I, Ferdinando I, Cosimo II, Ferdinando II e Cosimo estavam em delicados nichos situados sob as janelas do andar de cima.
Estes bustos foram feitos por famosos escultores da Toscana como Pietro Tacca (1577-1640) e Giovan Battista Foggini (1652-1737).
Atualmente, o magnífico Palácio da Carovana abriga a Scuola Normale Superiore di Pisa, que foi fundada por Napoleão Bonaparte como uma universidade de elite, com base no modelo acadêmico da Ecole Normale Superieure de Paris.